Marketing digital: escolha o canal correto para investir

  • abril 12, 2021

Ei, você já se questionou sobre os resultados da presença digital da sua empresa? Por haver uma grande diversidade de opções, é comum ocorrer uma série de perguntas sobre marketing digital: afinal, quais são os melhores canais para investir e obter mais sucesso?

Quando as estratégias de marketing são utilizadas da forma ideal, utilizando estratégias de acordo com as necessidades e os objetivos do seu negócio, é possível ampliar o potencial da sua equipe e adquirir benefícios importantes para ficar à frente no mercado.

É possível utilizar canais de marketing, comunicação e vendas para alcançar clientes, analisar suas ações, identificar falhas e planejar os próximos passos com mais assertividade: cada canal apresenta características específicas para lhe ajudar a obter melhores retornos em sua organização.

Ao conhecer mais as especificidades dos canais de marketing digital, há a oportunidade de otimizar os seus investimentos. Ao longo desse artigo, você vai descobrir:

  • O que são os canais de marketing digital?
  • Quais são os principais canais de marketing digital?
  • Como escolher os melhores canais de marketing digital para sua empresa?

Prossiga na leitura do post para descobrir qual é o canal correto para investir e alavancar os resultados das vendas do seu negócio. Vamos lá!

O que são os canais de marketing digital?

Para começar, é essencial entender o significado dos canais de marketing digital. Com os avanços tecnológicos e midiáticos, é possível perceber o aumento de possibilidades para interagir com os clientes e oferecer seus serviços ou produtos pela internet.

Basicamente, os canais de marketing digital são as mídias disponíveis para divulgar o que a sua empresa oferece e se relacionar com o seu público, apresentando os diferenciais e falando mais sobre a sua marca no meio online. 

A fim de obter o melhor de cada canal, é recomendável conhecer as especificidades de cada um e, assim, escolher os que mais se encaixam nas atuais necessidades da sua empresa. Confira, a seguir, os 5 principais canais de marketing digital.

Quais são os principais canais de marketing digital?

Como foi falado há pouco, há diversas opções de canais de marketing digital a serem escolhidas atualmente. Aqui, reunimos as 5 principais delas para você conhecer mais e saber quais se adequam mais ao seu negócio.

1.Redes sociais

As redes sociais são alguns dos canais mais acessíveis e utilizados para divulgar marcas, conversar com os clientes, melhorar a presença online e construir autoridade no mercado.

Por meio das mídias sociais, você pode:

  • fazer conteúdos em diversos formatos (foto, vídeo, texto, gif etc.);
  • utilizar as redes sociais como uma ponte para linkar com os outros canais do seu negócio;
  • saber mais informações sobre os seus consumidores;
  • fortalecer a identidade de comunicação da sua empresa;
  • analisar o que os concorrentes estão fazendo;
  • identificar estratégias para aumentar o engajamento;
  • divulgar ações e anunciar produtos ou serviços de forma orgânica;
  • tirar dúvidas dos clientes e direcioná-los para o seu site ou sua página de vendas;
  • ter insights valiosos para os próximos planejamentos.

2.E-mail Marketing

Apesar de algumas pessoas acharem que o e-mail não gera mais tantos resultados como antes, ele é um dos canais que mais proporcionam bons retornos de forma prática, rápida e acessível.

Tanto para se comunicar com clientes e nutrir leads quanto para oferecer promoções exclusivas e aumentar a conversão de vendas, o e-mail marketing é um canal bastante eficaz para negócios de quaisquer portes e segmentos.

3.Blog

 

Se você deseja ter mais autoridade no mercado, alcançar novos clientes e se aproximar do seu público, investir em blog é uma ótima escolha de canal para o seu negócio.

Além de ser uma estratégia de baixo custo, o blog também oferece uma boa diversidade de formatos a serem trabalhados no conteúdo e lhe ajuda a descobrir mais informações relevantes sobre os usuários.

4.Tráfego orgânico

Com o aumento de acessos à internet, as compras online também tiveram um destaque considerável ao longo dos últimos anos. 

De acordo com o levantamento de dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da consultoria Conversion, o comércio eletrônico registrou 1,77 bilhão de acessos em janeiro de 2020, marcando um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Então, gerar resultados orgânicos e melhorar o posicionamento da sua empresa em páginas de pesquisa são pontos fundamentais para aumentar suas vendas e melhorar o reconhecimento da sua marca.

Utilizar técnicas de SEO no site e blog do seu negócio, por exemplo, é uma ótima forma de otimizar a posição dos seus conteúdos em sites de busca.

5.Mídia Paga

Além das técnicas de SEO para aprimorar o tráfego orgânico, também é recomendável investir em mídia paga para direcionar as suas estratégias ao público ideal da sua empresa.

Investir em canais de mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads, pode lhe ajudar a aumentar a sua carteira de clientes, aparecer no topo das páginas de pesquisa e divulgar seus serviços ou produtos para consumidores mais qualificados.

Como escolher os melhores canais de marketing digital para sua empresa?

Agora que você já entendeu as particularidades de cada canal, qual deles é o mais correto para a sua organização?

É importante ressaltar que não há canal correto, há os canais que mais se adequam ao que sua empresa precisa para conquistar as metas almejadas.

Para usufruir de mais benefícios, é necessário seguir alguns passos, como:

  • estudar o seu público de forma aprofundada e definir personas;
  • analisar a jornada de compra dos consumidores;
  • avaliar as ações da concorrência do seu negócio;
  • integrar os canais utilizados, priorizando a identidade da sua empresa;
  • manter os conteúdos atualizados nos canais de marketing digital;
  • fortalecer a linguagem e comunicação visual da sua marca;
  • mostrar disponibilidade para ajudar os clientes;
  • estar em constante aprendizado sobre as mídias e os canais online;
  • avaliar o seu orçamento e os objetivos definidos;
  • ter uma comunicação transparente com a sua equipe;
  • monitorar os resultados constantemente.

E aí, já se preparou para levar sua empresa ao sucesso? Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender mais sobre os canais de marketing digital. Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e inspirar outros empreendedores a obter melhores resultados com as estratégias online.

Continue de olho em nosso blog para conferir mais dicas sobre empreendedorismo, gestão de negócios, finanças, marketing e tecnologia. Até a próxima!

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